Início do Conteúdo

Superintendente do Daerp é ouvido em reunião da CPI do Meio Ambiente

Será agendada pelos membros da CPI uma diligência na região do bairro Antonio Palocci para verificar vazamentos de esgotos com o superintendente
Superintendente do Daerp é ouvido em reunião da CPI do Meio Ambiente

Por: Silvia Morais - Fotos: Thaisa Coroado

A Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar responsabilidade de crime ambiental no córrego Ribeirão Preto no município de Ribeirão Preto realizou mais uma oitiva na tarde desta segunda-feira, 14 de setembro, quando ouviu o superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (DAERP), Afonso Reis Duarte.

No dia do ocorrido no córrego, Duarte informou que foi enviada uma equipe ao local para constatar se havia algum fato relacionado com o Daerp. Dois funcionários ocupantes de cargos da diretoria técnica do órgão percorreram os locais mais afetados e não constataram nada que tivesse relação com o Daerp.

O presidente da CPI solicitou que fosse anexado nos documentos da comissão o relatório enviado pela Secretaria do Meio Ambiente com o auto de inspeção.

Durante a reunião foram abordados outros episódios envolvendo os córregos e rios de Ribeirão Preto. Sobre o episódio que surgiu uma quantidade enorme de peixes mortos em outro córrego de Ribeirão Preto, o superintendente afirmou que foi feito testes de oxigenação e nível de esgoto nas águas, não encontrando nenhuma irregularidade, e foi informado através da mídia local que poderia se tratar de descarte irregular de algum pesqueiro da região.

O vazamento de esgoto no bairro Antonio Palocci e consequentemente indo para o Rio Pardo, o superintendente se colocou à disposição para participar de uma diligência da CPI que será agendada pelos membros.

A comissão realizará um estudo na legislação da cidade em termos de penalidade para os crimes ambientais, com a possibilidade da CPI entrar com uma propositura que exija maior punição a quem cometa tais crimes.